O Criador


Satoshi Tajiri é o famoso criador do Anime Pocket Monster; nasceu em Machida -Japão- no dia 28 de Agosto de 1965.

Desde pequeno, Satoshi adicionou um Hobbie, que era colecionar pequenos insetos que encontrava em campos e florestas ao redor de sua casa. Ele levava esses insetos para sua casa, e lá ele estudava tudo que era possível há respeito deles, via como eles se alimentavam, andavam, voavam, lutavam entre si e diversas outras coisas.  E imaginava como seriam se eles fossem "monstros"...


Só que ao passar do tempo, ele não pôde mais ir buscar seus "insetos", pois os locais onde eles viviam, fora destruídos e colocados no lugar, prédios e casas. A partir daí, ele cresceu e começou a se interessar pelos vídeos-games e arcades e pensou em levar toda a emoção em que tinha quando ia pegar seus insetos para as crianças daquela época... Mas como?

Começou sua carreira no vídeo game como tester de uma revista e em 1992, Tajiri ao lado de seus amigos James Hanzatko e Yuusuke Santamaria criaram uma companhia de vídeo games e desenhos em quadrinhos: A GAME FREAK. Em 1983, Satoshi conseguiu chegar ainda mais perto de seu sonho, quando concluiu seu primeiro jogo, o Quinty para a Nintendo Famicom ou NES.

Ele se tornou uma celebridade dos vídeos games, escreveu dois livros. No final dos anos 80, Game Freak estava em desenvolvimento de jogos e se mudaria para um escritório dentro do prédio da Nintendo no Japão, lá publicou alguns jogos que fizeram muito sucesso. Se inspirando na sua coleção de insetos da sua adolescência ele aumentou sua idéia, que veio mesmo quando ele viu duas pessoas jogando Game Boy in Flax. Um inseto estava envenenado em um dos Game Boy, quando estava conectado a outro Game Boy pelo Cable Link. A idéia do Cable Link seria ótima para que Pokémon desse certo, por poder passar informações de dois Game Boy(s) assim ampliando a coleção de "insetos" que cada um possuía.

A Nintendo então gostou e logo Satoshi começou a criar os cenário e os personagens, ele e seu time trabalharam pesado por seis anos e durante esses seis anos produzindo o jogo Satoshi conheceu Shigeru Miyamoto, criador de sucessos como Mario, Zelda e Donkey Kong. Ele também recebeu ajuda do ilustrador Ken Sugimori, que ainda desenha os Pokémons para Tajiri. 

  

Em 1996, os jogos Pokémon Green e Red foram lançados no Japão e dois anos depois chegaram aos Estados Unidos, rendendo bilhões ao seu criador. Junto com Pokémon Blue, esses jogos venderam mais de 10 milhões no Japão e mais de nove milhões nos Estados Unidos, recebendo também ótimas notas pelas horas de diversão e pelo sistema de trocas.

Logo oficial de Pokémon en occidente.

Daí se pensou na idéia de se criar o desenho animado Pokémon, pois se o jogo deu tão certo, o desenho também daria. A ideia foi esplêndida e hoje Satoshi Tajiri é um homem milionário, e ainda tem lucro com as empresas Game Freak e Nintendo. Na versão japonesa do anime Pokémon, Ash é chamado de Satoshi e Gary é chamado de Shigeru, em homenagem aos dois principais homens que fizeram os monstrinhos de bolso ganharem o mundo. Aquele que antes desejava se tornar um entomólogo, estudando os insetos, hoje com mais de 40 anos, segundo o próprio, ainda se mantém acordado por muitas horas seguidas criando novas idéias para os jogos seguintes dos Pokémons.



Curiosidade:
- Comercial divulgando Pokémon Red e Blue ao Mundo.

4 comentários:

  1. Deve ser muito bom ser o criador de um dos animes e games mais famosos de todo o mundo,se tornando assim um super milionário e também adorado por todos os fãs de Pokémon!!Como aconteceu com o Satoshi Tajiri!!

    ResponderExcluir