Análise - Charizard


Tipo:  

Abilities:
- Blaze: Aumenta o poder dos golpes do tipo Fire em 50% quando o HP está em 1/3 ou menos.



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Overview:Charizard é um Pokémon que se usado corretamente pode fazer imensos estragos. Seus tipos, defensivamente falando, são simplesmente horríveis, visto que ao entrar com Stealth Rock em campo ele perde 50% de HP e fica impossibilitado de usar a sua melhor estratégia, Belly Drum. Charizard é um dos melhores Belly Drummers do jogo, que ao lado de sua razoável Speed o faz perder apenas para Smeargle, que possui a capacidade de usar Batton Pass.
BellyZard:
Moveset:- Belly Drum
- Substitute
- Fire Punch
- Earthquake / Aerial Ace / Rock Slide
Nature: Adamant / Jolly
Item: Salac Berry
IVs: 30 HP
Efforts
: 252 Atk // 4 Def // 252 Spd
Para usar essa estratégia é preciso uma boa predict. Enquanto seu oponente troca para algum Pokémon forte o suficiente para contra-atacar, é hora de usar o Substitute. Logo em seguida use Belly Drum e a Salac Berry será ativada, visto que você ficará com 25% de HP. Feito isso é só Sweepar o time inteiro do adversário.
Com 30 IVs de HP ele passa a ser divísivel por 4, o que força a ativação da Salac Berry. Fire Punch para STAB, Earthquake para dar coverage.
Aerial Ace e Rock Slide ficam como opção. Aerial Ace tem STAB Flying e pode te ajudar em várias ocasiões. Rock Slide combate Gyarados e Salamance.
BellyZard 2:
Moveset:- Belly Drum
- Fire Punch
- Earthquake / Aerial Ace / Rock Slide
- Endure
Nature: Adamant / Jolly
Item: Salac Berry
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Variante do moveset anterior, porém o modo de uso é completamente diferente.
Comece por Belly Drum, prevendo uma possível troca do oponente. Depois quando esperar um ataque direto do adversário use Endure para segurar o dano com 1 de HP, feito isso é só partir para o sweeping. Tome cuidado com Sandstorm e Hail que acabam com essa estratégia. De resto, segue a explicação do moveset anterior.
SpecsZard:
Moveset:- Overheat / Flamethrower / Fire Blast
- Hidden Power [Grass / Electric] / Air Slash
- Dragon Pulse
- Focus Blast / Focus Punch
Nature: Modest / Timid
Item: Choice Specs
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Choice Specs deixa Charizard com um potencial maior de ataque. Flamethrower para STAB. Se preferir use Overheat que é bom ser usado no ínicio, já que Choicers normalmente usam a estratégia hit-and-run, ou ainda Fire Blast que é forte e não reduz seu Sp. Atk. Hidden Power [Grass] para abater Pokémons Water como Suicune, Swampert e Vaporeon, ou Hidden Power [Eletric] para pegar Gyrados. Outra opção é Air Slash STABeado que pode ajudar bastante contra lutadores metidos a tacar pedras.
Dragon Pulse, obviamente para dragões e por dar dano neutro em grande parte do standart. Focus Blast aumentar ainda mais sua coverage, podendo atingir Heatran, Tyranitar e afins com mais potência. Focus Punch fica como opção para pegar Blisseys, que normalmente entram em campo e usam na primeira rodada moves como Toxic, Thunder Wave e Stealth Rock.
BandZard:
Moveset:- Flare Blitz
- Earthquake
- Fire Punch / Rock Slide
- Focus Punch / Rock Slide
Nature: Adamant / Jolly
Item: Choice Band
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
O mesmo do moveset acima, mas aqui Charizard coloca todo o seu potencial nos ataques físicos. Flare Blitz para qualquer coisa que não seja resistente a fogo e Earthquake para atingir praticamente todo o resto. Fire Punch para não precisar tomar recoil ao atacar um Pokémon que se tem certeza que irá cair em um hit. Rock Slide para voadores, principalmente Gyrados, Aerodactyl e Salamance. Focus Punch para pegar Pokémons na troca, geralmente do tipo Water, mas Rock Slide ainda é opção aqui visto que Gyarados prejudica muito esse moveset.
Sunny Day (Zard?):
Moveset:- Sunny Day
- Substitute / Hidden Power [Ice / Ground]
- Solarbeam
- Overheat / Flamethrower / Fire Blast
Nature: Modest / Timid
Item: Petaya Berry / Heat Rock
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Speed
Ótima opção para um time baseado em Sunny Day. Com o clima ensolarado Charizard acaba com a força dos tipo Water, cobrindo uma de suas fraquezas, além de não precisar carregar Solarbeam e ser capaz de derrotá-los mais fácil do que se imagina. Substitute ajuda a ativar sua ability Blaze, além de poder ativar a Petaya Berry. Hidden Power [Ice] para pegar Pokémons do tipo Dragon, Flying e afins. Hidden Power [Ground] seria para atingir os do tipo Fire, tais como Heatran que resiste a todos os outros golpes e ainda pode se aproveitar do clima em campo para entrar. Uma opção é o item Heat Rock para dar maior durabilidade ao Sunny Day, o que seria mais válido para um time baseado nesse clima, contudo Petaya Berry comba melhor caso opte por Substitute.
Outras opções:
- Item Choice Scarf: Pode ser usado no lugar do Choice Band ou Choice Specs, como preferir.
- Brick Break: Opção no lugar de Focus Punch por ser mais certeza de que irá atacar ao invés de carregar o ataque à toa.
- Will-O-Wisp: É um ótimo move para enfraquecer Physical Sweepers, reduzindo o poder destrutivo deles em 50%, praticamente os inutilizando. Apenas tome cuidado com Abilities alheias, tais como Marvel Scale do Milotic e Guts do Heracross.
- Swords Dance: Aumenta seu Atk em dois níveis. Não é muito recomendavél, até porque Charizard também possui Dragon Dance. Sem falar que existem muitos Pokémons mais rapidos que ele, e aumentar seu ataque e depois correr de um Pokémon mais rápido não vale muito a pena.
- Outrage: Boa pedida devido ao seu alto poder e ao fato de que apenas um tipo o resiste (Steel), porém nao é tão bem aproveitado quanto é por um Salamance, Garchomp e Dragonite pela falta de STAB. Por ser um move que te prende a ele ficaria melhor em um moveset Choice Bander.
- Dragon Claw: O mesmo de Outrage, mas possui um power menor e não te prende ao uso do move.
- Dragon Dance: Não é tão interessante quanto um Belly Drummer ou Choice Bander, mas pode ser útil ao aumentar também sua speed.
- Roost: Boa Opção para qualquer moveset que não seja Choicer, oque permite mais durabilidade na luta.
- Double-Edge: Uma opção para o moveset Belly Drummer, porém você pode cometer suicídio, e isso pode não ser um bom atrativo.
- ThunderPunch: Boa opção física para contear Pokémons Water, funcionando perfeitamente contra Gyrados e outros voadores.
- Shadow Claw: Para quem morre de medo de fantasmas! Não é uma opção muito considerável pelo fato de que Fire Punch já faz um belo estrago neles.
Predadores:Pokemons tipo Water em geral, destaque para Suicune, Swampert e Milotic, que mesmo temendo um Hidden Power [Electric/Grass] insistem em entrar no campo. Blissey pode parar qualquer Charizard Sp. Attacker. Tyranitar e Hippowdon barram o Charizard por resistirem aos seus moves de STAB e ainda terem Sandstream para aumentar a Sp.Def, contudo Tyranitar ainda teme um Brick Break. Pokémons do tipo Rock também abatem facilmente a lagartixa de fogo, outros Pokémons também podem fazer isso com uma pequena ajuda de Rock Slide / Stone Edge. Stealth Rock é um dos maiores inimigos de Charizard, se não tiver um Rapid Spinner no time você não poderá fazer nada a não ser assistir ele perder 50% do seu precioso HP.

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