Gary Oak (Anime)

Gary Oak (Japonês: オーキド・シゲル Shigeru Okido) foi o primeiro rival de Ash Ketchum, até à sua batalha final na Liga Johto, e neto do Professor Oak. O seu nome japonês é derivado de Shigeru Miyamoto.

Gary Oak
オーキド・シゲル Shigeru Okido
Gary Oak.png
Gary Oak
Idade10 (aquando da entrada)
GéneroMasculino
Cor dos OlhosPreto
Cor do CabeloCastanho
Cidade NatalPallet
RegiãoKanto
ParentesProfessor Oak (avô)
Classe de TreinadorPrimeiramente Treinador, agora Pesquisador
Homólogo nos JogosBlue
Entrada no Anime001 - Pokémon, Eu escolho você!
Voz InglesaBilly Beach
Voz JaponesaYūko Kobayashi

.: No Anime :.

História
Gary tem sido o vizinho de Ash Ketchum desde que eram ambos pequenos. Em algum tempo aparentam ter sido amigos e ter ido ao cinema juntos. Antes de qualquer uma das suas jornadas ter começado, Ash e Gary encontraram uma Pokébola antiga enquanto estavam a pescar. Os dois rapazes começaram a brigar sobre quem ficava com a Pokébola, acabando por parti-la em dois.

Desde aí, decidiram ficar cada um com uma metade. Foi revelado que eles aínda guardam as peças com eles.




Na Série Original
No dia em que começou a sua jornada, Gary revelou-se um treinador arrogante, muito parecido com o seu homólogo nos jogos, Blue. O Pokémon Inicial que escolheu foi Squirtle, que era na verdade o Pokémon que Ash queria no início. Ele até teve uma claque que o apoiava em todas as suas batalhas e chegava a chorar quando ele perdia. Ele não caminhava nas suas jornadas como a maior parte dos treinadores; ele tinha ao invés o seu próprio carro desportivo, vermelho e descapotável, com motorista. Gary adorava gozar com Ash e gabar-se do quão Ash estava atrás dele. Ele chegou a chamar a Ash "Ashy-Boy", que ocasionalmente o irritava. O seu estilo de treino era capturar o máximo de Pokémon e usar os mais fortes, com um forte contraste a Ash, que se concentrava em fortalecer a sua relação com os Pokémon.

Brevemente iria engolir as suas palavras aquando do seu desafio ao líder de ginásio da Cidade de Viridian, Giovanni, uma batalha para a sua final (mas não necessária) insígnia. No início parecia estar a ganhar, nocauteando a maior parte dos Pokémon de Giovanni (até com desvantagem de tipo). Mas depois Giovanni mandou Mewtwo para a batalha e deixou o treinador usar Arcanine e Nidoking ao mesmo tempo. Mewtwo os nocauteou rápido e fácil, e Gary experienciou a sua primeira derrota (conhecida). No entanto, isto não afetou a sua arrogância. Foi preciso uma derrota que ocorreu muito mais tarde na PokéLiga, contra Melissa, para Gary perceber que tinha de mudar e muito.

Quando voltou a aparecer no anime, Gary tinha mudado, e até congratulando Ash pela sua vitória na Liga Laranja. Ash logo o desafiou para uma batalha, escolhendo Pikachu. Gary usou o seu Eevee. Ele conseguiu a vitória, seguindo para a sua jornada em Johto.


Nas suas poucas aparências durante as temporadas de Johto, Gary tornou-se um treinador completamente diferente. Era educado e respeitador com todos, até mesmo com Ash. Mais tarde, ele combateu com Ash na Conferência Prateada, em que a vitória foi para Ash, quando o seu Charizard venceu o Blastoise de Gary.

Pouco depois disso, Gary decidiu que não ia ser mais um treinador, mas um pesquisador, como o seu avô.


Na série Geração Avançada
Na Ilha Sayda, Gary trabalhou com Crystal para reviver um Aerodactyl de um Old Amber. No início, o Pokémon tinha medo dele e de toda a gente na ilha, mas rapidamente Gary conseguiu a sua confiança, dando-lhe comida que ele costumava comer.


Eventualmente, ele foi para Sinnoh, onde pesquisa atualmente.

Mais tarde, reuniu com Ash e derrotou o seu Pikachu de novo com o seu Electivire.


Na série Diamante e Pérola
Durante o seu tempo em Sinnoh, Gary tornou-se assistente do Prof. Rowan. Tal como antes, ele conduz a sua pesquisa nos Pokémon raros e Lendários.

Gary tomou conta de um grupo de Shieldon e protegeu-os da malvada Pokémon Hunter J e os seus minions. Gary e Ash são forçados a juntar forças para derrotá-la, apesar de Ash estar contra. No entanto, com os seus esforços são capazes de salvar os Shieldon da Pokémon Hunter J.

Mais tarde, ajudou Ash e o seu Gligar, dando-lhes uma Razor Fang para evoluir. Ele estava na área depois de ter ouvido uns rumores sobre Azelf.

Gary apareceu mais tarde trabalhando com o Professor Rowan na Valor Lakefront, tentando proteger Azelf da Pokémon Hunter J e da Team Galactic; no entanto, foi incapaz de derrotar Saturno. Também monitorizou as mudanças no Mt. Coronet durante a tentativa da Team Galactic de convocar Dialga e Palkia.


Na série Preto & Branco
Gary reapareceu num flashback.


.: Pokémon :.

Com ele:
Blastoise

Umbreon

Electivire

Em armazenamento:
Krabby

Nidoking

Arcanine

Dodrio

Nidoqueen

Magmar

Scizor

Golem

Temporários:
Hoothoot

Aerodactyl

(x4) Shieldon

Um comentário: