As
Technical Machine, ou somente
TM'S, são técnicas usadas pelos treinadores pokémon com o objetivo de fazer um pokémon aprender outro ataque esquecido ou até um ataque que ele não pode aprender até a quinta geração, TM'S eram bons para apenas a utilização, ao contrário de
Hidden Machines, que podem ser usadas em um pokémon repetidamente, TM'S podem ser encontrados no chão em qualquer local ou até podem ser obtidos por meio de conversa com outra pessoa ou podem estar escondidos. Alguns são dadas pelos líderes de ginásio depois da sua vitória juntamente com a sua insignia. A Silph Co. distribuiu panfletos com informações de TM'S e HM'S que são desenvolvidos parcialmente, desenvolvidos ou criados pela impresa. TM'S Mutuamente compatíveis como: Flamethrower de um pai Typhlosion para um bebe Torchic tamém será transmitida através do
Breeding, embora antes da quinta geração alguns pokémons podiam aprender movimentos somente pelo melhoramento genético, como vulpix aprendendo Energy Ball. Embora a maioria dos pokémons são capazes de aprender amplos movimentos através de TM'S, existem 18 pokémons incompatíveis, ou seja, não podem aprender TM'S normalmente, confira-os abaixo...

Caterpie


Metapod


Weedle


Kakuna


Magikarp


Ditto


Unown


Wobbuffet


Smeargle


Wurmple


Silcoon


Cascoon


Wynaut


Beldum


Kricketot


Burmy


Combee


Tynamo

As Hidden Machine, ou somente HM'S , são itens que como TM'S, que fazem seus pokémons aprenderem um movimento, mas, que não pode ser esquecida, na verdade pode só que com uma pessoa que pode ser encontrada ao longo do jogo o Move Deleter. A diferença entre TM e HM é mais pronunciada nos jogos anteriores da série, onde TM'S foram itens de uso único e HM'S poderia ser uma quantidade ilimitada de vezes depois que ele fosse obtido. HM'S ao contrário de TM'S não podem ser vencidos por dinheiro e não podem ser esquecidos em circunstancias normais (avanços de níveis). Um movimento HM pode ser usado até em um pokémon debilitado depois de uma batalha...
.: Lista de TM'S e HM'S :.

TM01 - Hone Claws

TM02 - Dragon Claw

TM03 - Psychock

TM04 - Calm Mind

TM05 - Roar

TM06 - Toxic

TM07 - Hail

TM08 - Bulk Up

TM09 - Venoshock

TM10 - Hidden Power

TM11 - Sunny Day

TM12 - Taunt

TM13 - Ice Beam

TM14 - Blizzard

TM15 - Hyper Beam

TM16 - Light Screen

TM17 - Protect

TM18 - Rain Dance

TM19 - Telekinesis

TM20 - Safeguard

TM21 - Frustation

TM22 - Solar Beam

TM23 - Smack Down

TM24 - Thunderbolt

TM25 - Thunder

TM26 - Earthquake

TM27 - Return

TM28 - Dig

TM29 - Psychic

TM30 - Shadow Ball

TM31 - Brick Break

TM32 - Double Team

TM33 - Reflect

TM34 - Sludge Wave

TM35 - Flamethrower

TM36 - Sludge Bomb

TM37 - Sandstorm

TM38 - Fire Blast

TM39 - Rock Tomb

TM40 - Aerial Ace

TM41 - Torment

TM42 - Facade

TM43 - Flame Charge

TM44 - Rest

TM45 - Attract

TM46 - Thief

TM47 - Low Sweep

TM48 - Round

TM49 - Echoed Voice

TM50 - Overheat

TM51 - Ally Switch

TM52 - Focus Blast

TM53 - Energy Ball

TM54 - False Swipe

TM55 - Scald

TM56 - Fling

TM57 - Charge Beam

TM58 - Sky Drop

TM59 - Incinerate

TM60 - Quash

TM61 - Will-O-Wisp

TM62 - Acrobatics

TM63 - Embargo

TM64 - Explosion

TM65 - Shadow Claw

TM66 - Payback

TM67 - Retaliate

TM68 - Giga Impact

TM69 - Rock Polish

TM70 - Flash

TM71 - Stone Edge

TM72 - Volt Switch

TM73 - Thunder Wave

TM74 - Gyro Ball

TM75 - Swords Dance

TM76 - Struggle Bug

TM77 - Psych Up

TM78 - Bulldoze

TM79 - Ice Breath

TM80 - Rock Slide

TM81 - X-Scissor

TM82 - Dragon Tail

TM83 - Work Up

TM84 - Poison Jab

TM85 - Dream Eater

TM86 - Grass Knot

TM87 - Swagger

TM88 - Pluck

TM89 - U-Turn

TM90 - Substitute

TM91 - Flash Cannon

TM92 - Trick Room

TM93 - Wild Volt

TM94- Snarl

TM95 - Rock Smash

HM01 - Cut
HM02 - Fly

HM03 - Surf

HM04 - Strenght

HM05 - Waterfall

HM06 - Dive