TM'S e HM'S...


As Technical Machine, ou somente TM'S, são técnicas usadas pelos treinadores pokémon com o objetivo de fazer um pokémon aprender outro ataque esquecido ou até um ataque que ele não pode aprender até a quinta geração, TM'S eram bons para apenas a utilização, ao contrário de Hidden Machines, que podem ser usadas em um pokémon repetidamente, TM'S podem ser encontrados no chão em qualquer local ou até podem ser obtidos por meio de conversa com outra pessoa ou podem estar escondidos. Alguns são dadas pelos líderes de ginásio depois da sua vitória juntamente com a sua insignia. A Silph Co. distribuiu panfletos com informações de TM'S e HM'S que são desenvolvidos parcialmente, desenvolvidos ou criados pela impresa. TM'S Mutuamente compatíveis como: Flamethrower de um pai Typhlosion para um bebe Torchic tamém será transmitida através do Breeding, embora antes da quinta geração alguns pokémons podiam aprender movimentos somente pelo melhoramento genético, como vulpix aprendendo Energy Ball. Embora a maioria dos pokémons são capazes de aprender amplos movimentos através de TM'S, existem 18 pokémons incompatíveis, ou seja, não podem aprender TM'S normalmente, confira-os abaixo...

CaterpieCaterpieCaterpie
MetapodMetapod Metapod
Weedle Weedle Weedle
Kakuna Kakuna Kakuna
Magikarp Magikarp Magikarp
Idem Ditto Idem
Unown Unown Unown
Wobbuffet Wobbuffet Wobbuffet
Smeargle Smeargle Smeargle
Wurmple Wurmple Wurmple
Silcoon Silcoon Silcoon
Cascoon Cascoon Cascoon
Wynaut Wynaut Wynaut
Beldum Beldum Beldum
Kricketot Kricketot Kricketot
Burmy Burmy Burmy
Combee Combee Combee
Tynamo Tynamo Tynamo


As Hidden Machine, ou somente HM'S , são itens que como TM'S, que fazem seus pokémons aprenderem um movimento, mas, que não pode ser esquecida, na verdade pode só que com uma pessoa que pode ser encontrada ao longo do jogo o Move Deleter. A diferença entre TM e HM é mais pronunciada nos jogos anteriores da série, onde TM'S foram itens de uso único e HM'S poderia ser uma quantidade ilimitada de vezes depois que ele fosse obtido. HM'S ao contrário de TM'S não podem ser vencidos por dinheiro e não podem ser esquecidos em circunstancias normais (avanços de níveis). Um movimento HM pode ser usado até em um pokémon debilitado depois de uma batalha...

.: Lista de TM'S e HM'S :.

 TM01 - Hone Claws 
 TM02 - Dragon Claw
 TM03 - Psychock
 TM04 - Calm Mind
 TM05 - Roar
 TM06 - Toxic
 TM07 - Hail
 TM08 - Bulk Up
 TM09 - Venoshock
 TM10 - Hidden Power
 TM11 - Sunny Day
 TM12 - Taunt
 TM13 - Ice Beam
 TM14 - Blizzard
 TM15 - Hyper Beam
 TM16 - Light Screen
 TM17 - Protect
 TM18 - Rain Dance
 TM19 - Telekinesis
 TM20 - Safeguard
 TM21 - Frustation
 TM22 - Solar Beam
 TM23 - Smack Down
 TM24 - Thunderbolt
 TM25 - Thunder
 TM26 - Earthquake
 TM27 - Return
 TM28 - Dig
 TM29 - Psychic
 TM30 - Shadow Ball
 TM31 - Brick Break
 TM32 - Double Team
 TM33 - Reflect
 TM34 - Sludge Wave
 TM35 - Flamethrower
 TM36 - Sludge Bomb
 TM37 - Sandstorm
 TM38 - Fire Blast
 TM39 - Rock Tomb
 TM40 - Aerial Ace
 TM41 - Torment
 TM42 - Facade
 TM43 - Flame Charge
 TM44 - Rest
 TM45 - Attract
 TM46 - Thief
 TM47 - Low Sweep
 TM48 - Round
 TM49 - Echoed Voice 
 TM50 - Overheat
 TM51 - Ally Switch
 TM52 - Focus Blast
 TM53 - Energy Ball
 TM54 - False Swipe
 TM55 - Scald
 TM56 - Fling
 TM57 - Charge Beam
 TM58 - Sky Drop
 TM59 - Incinerate
 TM60 - Quash
 TM61 - Will-O-Wisp
 TM62 - Acrobatics
 TM63 - Embargo
 TM64 - Explosion
 TM65 - Shadow Claw
 TM66 - Payback
 TM67 - Retaliate
 TM68 - Giga Impact
 TM69 - Rock Polish
 TM70 - Flash
 TM71 - Stone Edge
 TM72 - Volt Switch
 TM73 - Thunder Wave
 TM74 - Gyro Ball
 TM75 - Swords Dance
 TM76 - Struggle Bug
 TM77 - Psych Up
 TM78 - Bulldoze
 TM79 - Ice Breath
 TM80 - Rock Slide
 TM81 - X-Scissor
 TM82 - Dragon Tail
 TM83 - Work Up
 TM84 - Poison Jab
 TM85 - Dream Eater
 TM86 - Grass Knot
 TM87 - Swagger
 TM88 - Pluck
 TM89 - U-Turn
 TM90 - Substitute
 TM91 - Flash Cannon
 TM92 - Trick Room
 TM93 - Wild Volt
 TM94- Snarl
 TM95 - Rock Smash
 HM01 - Cut
HM02 - Fly
 HM03 - Surf
 HM04 - Strenght
 HM05 - Waterfall
 HM06 - Dive