Guia: Como escrever uma boa FanFic!

http://i1262.photobucket.com/albums/ii616/BlackThunders25/bannerficbyHiago.png
 
  Como todos sabem, escrever corretamente é mais do que essencial para que uma FanFic seja realmente valorizada. Por meio desse diminuto guia, coletei algumas informações que podem ser de grande ajuda para os que estão iniciando agora no mundo como FanFic Writter!

  Pude notar que muitos leitores estão vindo até mim, perguntando-me como escrever uma boa FanFic, que agrade à todos que leiam. Então devido a isso, estou criando esses tópicos de ajuda, com mais facilidade de entendimento e exemplos. Espero que aproveitem e tirem boas experiências dele!

Descrição:                                                                                                                 
Uma boa descrição pode levar o leitor a viajar pelas palavras, se sentir parte da estória, personagem e enredo. Não precisa ser algo super detalhado, descrevendo os mínimos detalhes, você como escritor deve se passar pelo personagem, vêr o que ele vê, sentir o que ele sentir e descrever para que seu leitor possa ver/sentir também, mas nada exagerado. Descreva o tempo (clima), olhos, cabelos e principalmente: Sentimentos! Escreva o que seu personagem esta sentimento, seja amor, ódio, medo, tristeza etc.

Exemplo:

“O sol batia em seus cabelos, mostrando a força dos fios alaranjados, brilhantes e rebeldes. Ele levou sua mão às franjas, fazendo com que sua visão ficasse melhor, exibindo assim o mais profundo azul de seus olhos.”

É apenas um exemplo de descrição, e cabe a você que esta escrevendo, decidir quais elementos vai descrever para seu leitor. Lembre-se: Sinta-se como se fosse o personagem, seja seus olhos.

Enredo:                                                                                                                     
Para uma boa estória dar certo, tenha em mente: Começo, Meio e Fim. Procure não se perder no enredo, se foque imaginando seu final e como chegar até lá.

Personagens:                                                                                                             
Faça personagens que tenham personalidade e que seu leitor venha a sentir como ele.

Exemplo:

"Alexius era um homem de bom coração. Por trás de toda aquela armadura metálica e aquela pesada couraça, havia um coração bom. Era calado e praticamente frio, mas era leal a seus amigos, e preocupava-se com cada um deles, de uma forma diferente e única."

Diálogos:                                                                                                                   
Estórias sem diálogos perdem o clima, mas nada de fazer isso:

- Oi tudo bem?
- Tudo sim, e você?

Ao lermos, não sabemos quem disse o primeiro dialogo e quem disse o segundo, procure identificar, para que seu leitor sabia:

Exemplo:

- Olá João! – falou Ricardo entusiasmado.
- Há quanto tempo meu amigo! Como vai? – respondeu João com um sorriso.

Viu a diferença? Fica melhor identificar os diálogos e descrever um pouco o momento.

Evite Repetição de Palavras:                                                                                        
Repetir nomes e palavras cansa o leitor, faz com que a narrativa fique cansativa. Procure colocar sinônimos para distinguir personagens e etc. Minha professora de português sempre dizia: Só podemos repetir as palavras no máximo três vezes!

Claro que três vezes é pouco, mas procure não repeti-las no mesmo parágrafo, dê um tempo e volte a repetir se necessário.

Exemplo:

Maria estava com pressa, tinha que preparar o almoço. No entanto Maria lembrou que ainda havia muito que fazer até a chegada de Pedro. Maria pensou, e pouco a pouco foi arrumando tudo antes que Pedro notasse a bagunça.

Nesse exemplo foi repetido o nome dos personagens, veja como fica sem as repetições e com sinônimos adequados:

Maria estava com presa, tinha que preparar o almoço. No entanto ela lembrou que ainda havia muito que fazer até a chegada de Pedro. A jovem pensou e pouco a pouco foi arrumando tudo antes que o marido notasse a bagunça.

Em vez de apenas usar o Nome do personagem, comece a usar adjetivos e pronomes, como Ela/Ele, morena, jovem, moça, mulher, ruiva, baixinha, resmungão, mal humorado. Existem milhões de adjetivos que se pode ser usado para escrever sobre um mesmo personagem, sem ficar na repetição, vale até o sobrenome!

A mesma coisa com as palavras. Pesquise sinônimos e note como sua estória fica mais rica!

Narrativa:                                                                                                                  
Seja primeira ou terceira pessoa, qualquer estória tem tudo para ser ótima. No casa da primeira pessoa, o leitor se sentirá mais na pele do personagem, vivendo tudo que o narrador está passando. Mas mesmo em terceira pessoa é possível se ter a mesma sensação, basta fazer boas descrições!

Acentuações e Pontuações:                                                                                        

Muitas vírgulas sem uma pausa maior também deixa a leitura cansativa, por tanto cuidado. Uma boa dica é ler em voz alta, para você perceber como ficou.


"Estilo Teatral":                                                                                                          

Se você deseja escrever uma fanfic, web-novel, contos, ou até um livro, esqueça o estilo teatral. Normalmente esse tipo de escrita é mal visto entre os leitores e sinceramente você não consegue passar toda a emoção que a estória deve ter.

Exemplo:

Pai: Filho estou preocupado! Sua notas estão muitas baixas na escola, você esta com algum problema?

Filho: Pai... Eu só não consigo encarar tudo isso! É difícil ser um garoto novo em uma escola onde todos te detestam!

Esse é o estilo teatral, onde a estória é escrita é contata como peça de teatro, colocando nomes dos personagens e emoções antes das falas. Sinceramente eu não tenho nada contra esse estilo, mas mesmo a estória sendo boa, eu não iria ler e sei que muitos leitores também, afinal não é se passado a emoção, você não tem as descrições que são a alma da estória.

Veja o mesmo exemplo sem o Estilo Teatral:

O pai estava angustiado, seu filho não estava indo bem na escola e ele sabia o real motivo, mas mesmo assim precisava saber com a palavras do garoto:

- Filho estou preocupado! - dizia o pai com uma voz calma. - Suas notas estão muito baixas na escola, você esta com algum problema?

- Pai...- começou o garoto com receio. Ele não queria reclamar, só que não tinha escolha - É difícil ser um garoto novo em uma escola onde todos te detestam!

A diferença é grande não? Mas notem como dá uma vida a mais no dialogo sem usar o Estilo Teatral.

Bom, essas foram algumas dicas que eu tenho para lhes passar. Espero que sejam úteis! E quem sabe assim, agora vocês possam mandar FanFic’s maravilhosas para a Thunders xD.

4 comentários:

  1. Muito bom demais! Mas acho isso do Estilo teatral uma coisa um pouco boba. Prefiro colocar o nome dos personagens com 2 pontos (estilo teatral). Se quiser avaliar e postar um comentário, minha fanfic é essa pokemondesafiosemunova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eae Serperior!
    Bom, vou te dizer que quando comecei no ramo de Fanfic's eu escrevia ao estilo teatral (kkk). Lembro até hoje de tudo, cenas, falas, etc... Mas isso foi há dois anos atrás, no começo da Pokémon Thunders. E hoje, posso dizer que mudei muito na forma escrita, tanto é que ainda esse mês, estreirá a minha nova Fanfic aqui na Pokémon Thunders.

    Gostei da sua FanFic... tem uma história boa, porém é usada na forma teatral. Que tal tentar mudar o estilo? Acho que ficaria fodástico se você aderisce sem o estilo teatral.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas. E pelos elogios. Mas acho que prefiro deixar como está. Espero anciosamente pela sua fanfic.

    ResponderExcluir
  4. Mt bom, :n mas eu já tinha visto estas dicas num site.

    ResponderExcluir