Origem - Charmander

The Lizard Pokémon

CHARMANDER

Pokédex: A chama que arde na ponta de sua cauda é uma indicação de suas emoções. A chama vacila quando Charmander está desfrutando de si mesmo. Se o Pokémon fica furioso, a chama queima ferozmente.

Inspiração para a Criação: Ao analisarmos o histórico dos pokémon iniciais de fogo percebemos que cada linha evolutiva é inspirada num Signo do Zodíaco Chinês. E ao analisar Charmader é óbvio que se assemelha mais a um dragão.

Porém, Charmander não foi inspirado num dragão e sim numa salamandra. Percebemos isso ao analisar o seu nome em japonês: Hitokage. "Hi" signfica fogo e "Tokage" significa salamandra. Mas o nome em inglês não muda o significa por "Char" vem de carbonizar ou queimar e "Mander" é um diminutivo de Salamander. (Salamandra em inglês)

Mas agora, porquê uma salamandra? Visto que são anfíbios, ou seja, vivem tanto em água como em terra, já que água nada tem haver com fogo!

Desenho antigo de uma salamandra no meio do fogo
Em lendas antigas, que muitas vezes atribuem forças da natureza e elementos a animais, às salamandras sempre lhes foi atribuído o elemento do fogo. Para completar e ainda ajudar à teoria, também em mitos, diz-se que "as salamandras reinam no fogo com o poder de transformar desencadear tanto emoções positivas, quanto emoções negativas.". Isto pode explicar o facto de a cauda de Charmander mostrar as suas emoções.

Em teoria, há duas espécies de salamandras atribuídas a Charmander: a salamandra-de-fogo que tem um cor negra e sarapintada de amarelo, este liberta um toxina chamada samandrinaliberada que quanto em contacto com a pele pode causar convulsões musculares, elevação da pressão sanguínea, muita dor e possíveis queimaduras; a outra espécie é a salamandra vermelha que como o próprio nome diz é vermelha, assim como Charmander.

Salamandra vermelha
Salamandra-de-fogo
Agora falando do resto da linha evolutiva vê-se claramente uma diferença, Charmeleon já adquire um ar mais feroz e Charmeleon sim é um verdadeiro dragão ocidental! Os dragões são seres místicos dotados de grande poder e tamanho enorme, possui asas e ainda um hálito de fogo! É uma criatura temida pelas pessoas mas que nem sempre têm um lado malvado. Muito diferente do dragão asiático que não possui asas, tem um corpo longo, longos bigodes e significa sapiência e muitas vezes são venerados.

Desenho medieval de um dragão ocidental
Desenho antigo de um dragão oriental

Espero que tenham gostado e não percam a próxima análise!





Nenhum comentário:

Postar um comentário