![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR2MN6aKmXRYJGdK_w3Hgw7eD0wo-gJfTvJNvcRq3ePB-W07BVU2MrL0BtZbAMAwka3X8oWKaQktyaHv2ahQ5VeMRDh_C8PyzZ5qYf0nxMP0dPpmCyY-J0SUTxXFl2dXblNrtV3u_tcmA/h120/Ash_Goodra_Rain_Dance.png)
Assim como no mundo real, nos jogos de Pokémon também temos efeitos climáticos. São eles: Intense Sunlight, Rain, Sandstorm, Hail e Fog. São um mecanismo introduzido na 2 Geração, quando ativado, pode beneficiar ou prejudicar alguns Pokémon. Os efeitos climáticos podem ficar ativo durante 5 turnos, porém com itens ou habilidades, pode prolongar o efeito do mesmo. Abaixo encontra-se mais informações de cada condição climática, junto com suas devidas alterações quando ativa:
Intense Sunlight
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVxeti70O3pZGsBc9pEXxdE_9O0osv7iVdPetNXyA13z2Y4gEQ5GxZu21A7oX7PFJEI2ZB1oPz-rTtVQ1-P9Wi577G6O-TJ4Ln1zZNFZxs7UCmrxxtFGGZp-20KFSMrUzruW9czoSJOkA/h120/Sunny_Day_IV.png)
Pode entrar em campo com ajuda do ataque Sunny Day ou com a habilidade
Drought. Este clima beneficia todos os Pokémon do tipo Fire e parte dos
Pokémon do tipo Grass. Quando este clima está em campo, ocorrem as
seguintes alterações nas batalhas:
- Ativa as habilidades: Chlorphyll, Flower Gift, Leaf Guard, Solar Power e faz com que a Harvest tenha 100% de chance de consumir o berry no final do turno;
- Power de ataques Fire aumentam em 50%;
- Power de ataques Water ficam 50% mais fracos;
- Castform se transforma em um Pokémon do tipo Fire;
- Cherrim muda de forma;
- Wheater Ball dobra o Power e se transforma em um ataque do tipo Fire;
- A accuracy de Thunder e Hurricane cai em 50%;
- Solar Beam não precisa carregar, ou seja, é usado no mesmo turno;
- Synthesis, Moonlight e Morning Sun recuperam 75% do HP;
- Pokémon com a habilidade Dry Skin recebem o dobro de dano dano de ataques do tipo Fire e ainda perdem HP todo turno;
- Nenhum Pokémon pode ficar congelado;
- O ataque Growth aumenta dois níveis de Attack e SP Attack;
- O item Heat Stone, se equipado ao Pokémon que usou o Sunny Day, fará com que ele dure 8 turnos em vez de 5.
Rain
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7nctyPSgZd2NGQXfrRI7O9fK9dSL34-tUdFnq0tMveI2RHU3FEI8ouNKBO7qmjLNwU8ttlJgXkSM9bcfJs_UByDzTQRziRzhXu9HH2E8eyMv2apkCAIrJrVHja4GJAWsML80GZJUEL4U/h120/Rain_Dance_PtHGSS.png)
Pode entrar em campo com ajuda do ataque Rain Dance ou com a habilidade
Drizzle. Este clima beneficia os Pokémon do tipo Water e Electric e
prejudica dos Pokémon do tipo Fire. Quando este clima está em campo,
ocorrem as seguintes alterações nas batalhas:
- Ativa as habilidades: Hydration, Rain Dish, Swift Swim;
- Power de ataques Water aumentam em 50%;
- Power de ataques Fire ficam 50% mais fracos;
- Castform se transforma em um Pokémon tipo Water;
- Wheater Ball dobra o power e se transforma em um ataque do tipo Water;
- Solar Beam demorará dois turnos para carregar;
- Accuracy do move Thunder e Hurricane aumentam para 100% e pode quebrar Protect e Detect, com uma chance de 25%;
- Solarbeam tem o Power reduzido em 50%;
- Synthesis, Moonlight e Morning Sun recuperam apenas 25% do HP;
- Se o Pokémon que invocou as chuvas estiver segurando o item Damp Rock, a chuva durará 8 turnos em vez de 5.
Sandstorm
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5wjRLashCzuyrKlbFsw-Mtjw0n2jUN6JxjqL7s_fuezUsjVooeYM8yYQHmQK9vs_YvlXPd4JjdR-rQ67lQLDg3XXOr3o5C9A_9_cKAmUhsyjr_uaUGKoLOKw53AYIdhPcEm_b2LHljT8/h120/Sandstorm_IV.png)
Pode entrar em campo com a ajuda do ataque Sandstorm ou com a habilidade
Sandstream. Este clima beneficia os Pokémon do tipo Rock, Steel e
Ground. Quando este clima está em campo, ocorrem as seguintes alterações
nas batalhas:
- Ativa as habilidades: Sand Force, Sand Rush e Sand Veil;
- Aumenta a SP Defense dos Pokémon do tipo Rock em 50%;
- Wheater Ball dobra o power e se transforma em um ataque do tipo Rock;
- Todos os Pokémon que não são Rock, Steel ou Ground, que tenham as habilidades Sand Force, Sand Rush Sand Veil, Magic Guard ou Overcoat, ou que esteja segurando o item -Safety Googles perdem um pouco de HP no final do turno;
- Solarbeam tem o Power reduzido em 50%
- Synthesis, Moonlight e Morning Sun recuperam apenas 25% do HP;
- Se o Pokémon que invocar a tempestade de areia estiver com o item Smooth Rock, a tempestade durará 8 turnos em vez de 5.
Hail
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnLkTf4cUtlLUjGUcp38TBb_bWLaz-w5AkVjIC3gYnKiIo2xYiLtIbmR_fkVd72OpURsg2ntgkH3PlVYnNse1kK-nJMwmjKMFuqebx10LkCI-2R1ijrQ22gxNd3wqJHt3TC4GTL5soOCo/h120/Hail_III.png)
Pode entrar em campo com a ajuda do ataque Hail ou com a habilidade Snow
Warning. Este clima beneficia os Pokémon do tipo Ice. Quando este clima
está em campo, ocorrem as seguintes alterações nas batalhas:
- Ativa as habilidades: Forecast, Ice Body e Snow Cloack;
- Castform se transforma em um Pokémon do tipo Ice;
- Wheater Ball dobra o power e se transforma em um ataque do tipo Ice;
- Blizzard fica com 100% de Accuracy e tem 30% tem de chances de quebrar o Protect;
- Todos os Pokémon do tipo Ice ou com as habilidades Forecast, Ice Body, Snow Cloack, Magic Guard e Overcoat perdem um pouco de HP no final do turno;
- Solarbeam tem o Power reduzido em 50%;
- Synthesis, Moonlight e Morning Sun recuperam apenas 25% do HP;
- Se o Pokémon que trouxer o Hail estiver com o item Icy Rock equipado, a chuva de granizo durará 8 turnos em vez de 5.
Fog
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2QyInfg4AtaYGxS1T_Pa1-nEHLqOw0QpnDGU7tban2eB7yDDddPoT1likh79fytkYKLvLgf7v4TbeKze6YI_Ec7ihGWR3Cd77M_47W2u_MNxkVVt7x4lt43DInqDbLo1e8pKeh31oNpA/h120/Defog_IV.png)
Não existe nenhum ataque ou habilidade que coloque este clima em campo.
Este clima não beneficia nenhum tipo. Quando este clima está em campo,
ocorrem as seguintes alterações nas batalhas:
- Abaixa a Accuracy de todos os Pokémon em 10%;
- Wheater Ball dobra o power e não muda de tipo;
- Synthesis, Moonlight e Morning Sun recuperam apenas 25% do HP.
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